Cotidiano

Gravimetria orienta sobre a coleta de resíduos urbanos

Santa Terezinha – Secretaria de Agropecuária e Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Acaresti (Associação dos catadores de recicláveis de Santa Terezinha de Itaipu) fez um estudo gravimétrico da composição do lixo do perímetro urbano.

A gravimetria é um estudo para profissionais que trabalham com questões estratégicas no setor de resíduos sólidos. Ele oferece o diagnóstico completo de resíduos de uma empresa, cidade ou estado, com indicações sobre a geração, coleta, transporte e destinação final de resíduos, permitindo ao profissional uma visão estratégica e diferenciada sobre a dinâmica dos resíduos em um determinado cenário.

Segundo o diretor do Departamento de Meio Ambiente Paulo Squinzani, o estudo consiste na separação e classificação do lixo orgânico, do rejeito e materiais recicláveis. Squinzani explica ainda que o estudo dará uma estimativa da quantidade de material reciclável que está sendo descartado no Aterro Sanitário e de qual região do município ele se origina. “Isso nos dá a possibilidade de sabermos onde investir em conscientização e educação ambiental com um resultado mais positivo”.