Cotidiano

Gravador de voz de avião que caiu em Paraty é encontrado, diz FAB

aviaonomar.jpg

BRASÍLIA ? A Força Aérea Brasileira (FAB) informou que foi encontrado nos destroços da aeronave que caiu em Paraty um gravador de voz da aeronave. O avião PR-SOM caiu no mar da cidade fluminense matando o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki e outras quatro pessoas.

Morte Teori

Segundo a FAB, ainda não há informações sobre o estado do aparelho ou se ele sofreu algum dano com o acidente. É preciso ainda confirmar se o equipamento estava ligado e se teria gravado conversas do voo da tragédia.

A investigação das causas do acidente será conduzidas por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão da Aeronáutica. Uma equipe de sete militares já chegou ao local na noite dessa quinta-feira e os trabalhos começaram nesta sexta-feira. Na fase inicial da investigação, farão as coletas de dados no local e análise dos destroços. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal também vão investigar o caso.

Segundo as regras da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a aeronave não precisava ter gravador de dados (caixa preta) nem gravador de voz para operar, devido a suas especificações. Não há ainda informações sobre a existência ou não de caixa preta na aeronave.

Videográfico: Veja a trajetória da queda do avião