Cotidiano

Gravações mostram que Garotinho tentou habeas corpus no TSE antes da prisão

BRASÍLIA ? Gravações divulgadas no domingo pelo programa ?Fantástico?, da TV Globo, mostram que o ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho estava preocupado com as investigações de possíveis fraudes no programa Cheque Cidadão para a compra de votos antes de ser preso. Nos áudios, Garotinho e seus advogados elaboram uma estratégia de defesa que incluía a possibilidade de um habeas corpus preventivo para evitar sua prisão. Em uma gravação feita no dia 25 de outubro, Garotinho disse a um de seus advogados, Jonas Lopes de Carvalho Neto, que tinha o contato da ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio, mas ele mesmo ponderou que não seria conveniente procurá-la.

? O HC [habeas corpus] caiu com a Luciana Lóssio ? disse Garotinho.

? É. Eu tô falando aqui com o Fernando (Fernandes, outro advogado), estamos correndo aqui atrás de um contato ? respondeu o advogado.

? Eu também tenho com ela, mas eu acho que… ? afirmou o ex-governador.

? Não é bom, né? ? ponderou o advogado.

? Não ? concordou Garotinho.

Dois dias depois, Garotinho conversou com o advogado Fernando Fernandes e novamente citou o nome da ministra. Ele avaliou que Luciana Lóssio teria ficado ?impressionada? com o caso e estaria inclinada a conceder o habeas corpus.

? Como a gente teve oportunidade de explanar tudo, entendeu, ela ficou bastante impressionada ? disse Garotinho.

? Ela tá bem consciente dos fatos todos.

Na sexta-feira, a ministra, que é relatora do pedido de habeas corpus, decidiu transferir Garotinho do Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, para um hospital. Segundo a decisão, quando receber alta, Garotinho poderá ficar em prisão domiciliar, por conta do estado de saúde frágil atestado por médicos. Em nota, o TSE afirmou que todos os ministros têm idoneidade moral e todas as decisões têm profundo embasamento teórico.