Cotidiano

Gravações mostram preocupação de May com Brexit antes do referendo

2015_856178559-2015_855923187-20151007103101828afp.jpg_20151007.jpg_20151008.jpg

LONDRES – A primeira-ministra do Reino Unido havia alertado para a saíde de empresas do país caso o referendo aprovasse a saída da União Europeia, segundo gravações da premier em audiência privada com banqueiros um mês antes da votação em junho. O material foi obtido e divulgado pelo jornal inglês ?The Guardian?. O áudio revela que ela tinha várias preocupações quanto à separação do bloco, o que contrasta com seus discursos amenizados, que desanimavam apoiadores da permanência.

Ela demonstrou aos funcionários do Goldman Sachs, como palestrante convidada em evento interno, que estava preocupada com os efeitos na economia:

? Acho que os argumentos econômicos são claros ? disse a premier no encontro. ? Acho que ser parte de um bloco comercial de ? 500 milhões é significante para nós. Acho, como disse antes a vocês, que uma das questões é que muitas pessoas investem aqui no Reino Unido porque é o Reino Unido na Europa ? avaliou, segundo o ?Guardian?, acrescentando:

? Se não estamos na Europa, acho que haveria firmas e companhias que procurariam dizer: eles precisam desenvolver uma presença europeia no continente ao invés de uma presença no Reino Unido? Então acho que há benefícios definidos para nós em termos econômicos.

May também teria dito que estava convencida de que a segurança do país é melhor com a permanência na Europa devido às ferramentes disponíveis como pedidos de prisão europeus e o compartilhamento de informação entre as polícias e agências de inteligência.

brexit_2510

? Há definitivamente coisas que podemos fazer, como membros da União Europeia, que acho que nos mantêm mais seguros ? sustentou a então ministra do Interior.

Segundo as gravações, May desviou de uma pergunta sobre sua vontade de ser primeira-ministra e se concentrou em explicar por que o Reino Unido deveria ficar na UE. Ela teria dito:

? Essa é uma das minhas mensagens em termos da questão do referendo. Na verdade não deveríamos votar para tentar recriar o passado, deveríamos votar pelo que é certo para o futuro.

Ela defendeu que o Reino Unido deve agir à frente da União Europeia na palestra:

? Acho que o Reino Unido precisa liderar a Europa ? declarou, de acordo com o ?Guardian?. ? Acho que ao longo dos anos o Reino Unido tende a ter uma visão de que a Europa é algo feito para nós, nós tomamos uma posição em segundo plano na Europa. Acho que quando formos lá, e tomarmos a iniciativa e a liderança, poderemos alcançar coisas. Então realmente acho que precisamos garantir que estamos tomando a frente.