Cotidiano

Gravação mostra ministro da Transparência orientando Renan na Lava-Jato

BRASÍLIA – Novas gravações do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, no âmbito de sua delação premiada, reveladas neste domingo pelo ?Fantástico?, da TV Globo, mostram o ministro da Transparência, Fiscalização e Controle, Fabiano Silveira, orientando o presidente do Senado, Renan Calheiros, a não antecipar informações à Procuradoria-Geral da República na Operação Lava-Jato. Segundo a delação premiada de Machado, Silveira também teria procurado agentes do Ministério Público Federal para levantar informações sobre Renan nas investigações.

A conversa foi gravada na residência oficial do presidente do Senado no dia 24 de fevereiro, quando Silveira ainda era conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Nela, Renan diz estar preocupado com um inquérito que responde no Supremo Tribunal Federal (STF), que investiga se ele e Machado, entre outros, receberam propina por meio de doações eleitorais para facilitar a vitória de um consórcio de empresas em uma licitação para renovar a frota da Transpetro. Em depoimento à Lava-Jato, Paulo Roberto Costa e Alberto Yousseff citaram que a campanha de Renan teria recebido duas doações no valor total de R$ 400 mil. A delação de Costa é lida por Machado na reunião e, então, Silveira aconselha a Renan a não entregar uma versão sobre os fatos:

– A única ressalva que eu faria é a seguinte: está entregando já a sua versão pros caras da… PGR, né. Entendeu? Presidente, porque tem uns detalhes aqui que eles… (inaudível) Eles não terão condição, mas quando você coloca aqui, eles vão querer rebater os detalhes que colocou (inaudível).

Silveira também faz recomendações a Machado sobre como ele deveria se comportar em relação a uma medida cautelar:

– Eu concordo com a sua condição de, tendo sido objeto de uma medida cautelar, simplesmente, não… Dizer assim: ‘olha, não é comigo isso…’ acho que tem que dizer, tem que se dirigir ao relator prestando alguns esclarecimentos, é verdade.

O ministro da Transparência, que é funcionário de carreira do Senado, assumiu no governo Michel Temer a pasta que substituiu a Controladoria-Geral da União (CGU), responsável pelas ações de combate à corrupção dentro do governo e pelos acordos de leniência com empresas.

Na mesma conversa, eles criticam a condução da Lava-Jato e Silveira faz críticas diretas à atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

– Diz que o… Janot não sabe nada. O Janot só faz… (inaudível) cada processo tem um procurador – disse Machado.

– Eles estão perdidos nesta questão – respondeu Silveira.

Respondendo a uma voz não identificada, que dizia que a procuradoria estava ?jogando verde para colher maduro?, Silveira responde:

– Eles foram lá buscar o limão e saiu uma limonada.

De acordo com a TV Globo, Silveira teria procurado diversas vezes integrantes da força-tarefa da Lava-Jato para tentar obter informações de inquéritos contra Renan. ?E saía de lá com informações evasivas, que eram comemoradas por Renan?, segundo a reportagem.

Em tom de brincadeira, Renan destacou que a Procuradoria estaria considerando-o um ?gênio? porque não tinham encontrado nada contra ele:

– Ele disse ao Fabiano: ‘Ó, o Renan… Se o Renan tiver feito alguma coisa que eu não sei… Mas esse cara, p***, é um gênio, usou essa expressão. ‘Porque nós não achamos nada’.

Procurada, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República não quis se manifestar. O presidente do Senado, Renan Calheiros, não foi encontrado. O ministro Silveira não foi retornou as ligações. À TV GLOBO, ele disse que esteve na reunião na casa de Renan ?de passagem?, que não tinha relações com Machado e que esteve ?involuntariamente?, em uma conversa informal, e jamais fez gestões ou intercedeu junto a instituições públicas em favor de terceiros.