Cotidiano

Gratidão e superação na formatura da EJA

Desde o aluno mais jovem, o haitiano Gilner Jeanpoux, que completou recentemente 24 anos, até o senhor Adão Clemente da Silva, com seus 85 anos, havia entre os formandos da EJA (Educação para Jovens e Adultos), na noite de quarta-feira (6), dois tipos de sentimentos: o de gratidão pelo apoio de todos os que os ajudaram a chegar até ali, e o de superação, por terem enfrentado as adversidades da vida e completado a Fase I do Ensino Fundamental. Foram 70 formandos, alunos de 10 escolas municipais de diversos bairros e do Centro de Educação para Jovens e Adultos Paulo Freire, que concluíram as séries iniciais do Ensino fundamental e receberam seus diplomas na presença de autoridades, professores e de suas famílias no Teatro Emir Sfair.

Estrangeiro

Gilner, que veio para o Brasil em janeiro de 2017 e em fevereiro, logo que começaram as aulas, já iniciou os estudos na Escola Municipal Hermes Vezzaro, destacou a dificuldade enfrentada pelos alunos adultos, principalmente os estrangeiros, no processo de aprendizagem. “Muitas vezes abri mão de noites de descanso, depois de um dia de trabalho, para aprender mais a Língua Portuguesa, a História do Brasil, a Matemática e as demais disciplinas que foram tão importantes para a minha formação”, afirmou o aluno, que no início do ano não falava quase nada em português e que discursou na formatura. Gilner também falou da importância do trabalho realizado pelo município por meio da EJA. “Sei o quanto a EJA tem favorecido para que haitianos e brasileiros com diferentes e sofridas histórias da vida possam retomar seus estudos e ter mais dignidade”, concluiu.

Mais coragem

Para o prefeito Leonaldo Paranhos, a noite junto aos formandos formando foi de aprendizado. “Às vezes a gente imagina que está fazendo muito e o que vocês estão dizendo para nós chegando até aqui é: Não reclame, não desista! Não desista do seu relacionamento de casamento por qualquer coisa, não desista dos seus sonhos, não desista do aluno”, disse o prefeito, que disse que diante de tantos bons exemplos, se vê encorajado a trabalhar ainda mais.

A secretária municipal de Educação, Marcia Baldini, também enalteceu o esforço de cada aluno que alcançou o mérito de chegar até a tão sonhada formatura. “Cada aluno e cada aluna que está aqui pode se dizer vitorioso e, mesmo apesar de todos os contratempos que a vida os colocou, tiveram a coragem e determinação na decisão de voltar para a escola”, destacou.