Cotidiano

Grammy vai aceitar músicas lançadas apenas por streaming

NOVA YORK — Nesta quinta-feira, a Academia Nacional de Artes e Ciências da Gravação, responsável pelo Grammy Awards, anunciou mudanças que vão impactar a premiação de 2017. Gravações lançadas apenas por streaming — disponibilizadas em plataformas com sistemas de assinaturas, como Spotify, Apple Music e Tidal — agora estarão qualificadas para participar das indicações do Grammy.

“Notamos que havia um grande número de artistas de renome que estavam escolhendo, principalmente por motivos filosóficos, lançar suas músicas somente em streaming, e não queríamos excluí-los” disse Bill Freimuth, vice-presidente de prêmios da academia, em uma entrevista.

Alguns artistas, incluindo Prince e Beyonce, lançaram novos trabalhos com exclusividade no Tidal. Eles depois disponibilizaram as músicas no iTunes e outras plataformas. O projeto “Coloring book”, de Chance the Rapper, foi lançado exclusivamente no Apple Music e poderá competir.

A categoria de melhor artista novo, modificada com frequência para acompanhar as mudanças na indústria musical, vai agora permitir que músicos que lançaram pelo menos cinco singles se qualifiquem. Antigamente, exigia-se o lançamento de um album. A categoria não é apenas para aqueles que acabaram de chegar: artistas são elegíveis até que tenham lançado três álbuns ou 30 singles.

A categoria de melhor colaboração de rap, dirigida a artistas de rap e R&B que trabalharam juntos em uma canção, será renomeada para melhor performance cantada de rap. E o prêmio não será dirigido apenas a colaborações: solos em que um artista canta e faz rap, como os feitos por Drake, Future e Chris Brown — podem competir na categoria quando a canção inclui os dois estilos de vocais.

“O esforço é para proteger a integridade do Grammy Awards, e algumas vezes isso significa criar regras novas; outras vezes, significa afrouxar outras regras; às vezes, significa restringir uma categoria, e outras, adicionar uma nova categoria”, disse Freimuth. “Tudo é feito para refletir o estado da música no país”.

O prêmio de melhor álbum de blues será dividiso em duas categorias: melhor álbum tradicional de blues e melhor álbum contemporâneo de blues.

A última mudança anunciada é em relação ao número de categorias em que os membros do Grammy podem votar, que caiu de 20 para 15. Este número, porém, não inclui as quatro categorias mais importantes (álbum do ano, canção do ano, gravação do ano e melhor artista novo), nas quais todos podem votar. Com isso, a academia espera “encorajar os membros a votar apenas nas categorias com as quais estão mais familiarizados, que os entusiasmam e para as quais estão mais qualificados”, segundo uma nota à imprensa.