Esportes

Gramado ?Padrão Fifa? do Olímpico começa a ser colocado

Grama é a mesma utilizada em estádios da Copa das Confederações e da Copa do Mundo

Cascavel – Em reformulação para atingir o “padrão Fifa”, o Estádio Olímpico Arnaldo Busato deu início, na quarta-feira (20), a uma importante fase das obras iniciadas em agosto de 2015: a colocação do gramado.

A grama do tipo Bermuda Tifway 419, a mesma das arenas Pantanal e Pernambuco, que foram utilizadas na Copa das Confederações 2013 e na Copa do Mundo 2014, foi plantada em Curitiba e trazida em placas a Cascavel.

As duas primeiras das seis cargas de grama que formarão o campo de 105 metros de largura por 68 metros de comprimento do Olímpico – além de espaços atrás dos gols – chegaram ontem à cidade e já começaram a ser colocadas.

O trabalho pela manhã foi feito por três operários com a promessa de triplicar o número de trabalhadores nos próximos dias. As primeiras peças do novo gramado foram plantadas no lado do campo que fica em frente aos bancos de reservas, para que a cobertura da arquibancada proteja a grama nos primeiros dias.

Estádio terá 22 mil lugares com cadeiras

Ainda na primeira das três fases inicialmente previstas no projeto de reformulação, o Estádio Olímpico Arnaldo Busato ganhará mais uma etapa de obras para se tornar novamente um dos mais modernos do interior do Paraná: a instalação de 22 mil cadeiras.

Com isso, o local terá sua capacidade máxima reduzida em relação à inauguração – cerca de 30 mil pessoas -, em 1982, mas dará mais conforto ao torcedor.

A novidade ainda está na fase de formulação do projeto pelo setor jurídico do Município, mas já é certo que haverá contrapartida da Prefeitura para a obra, que poderá custar R$ 8 milhões no total.

De acordo com o secretário municipal de Esporte e Lazer, Wanderley Faust, a nova etapa no projeto de reformulação não irá interferir no cronograma da reforma. Além das cadeiras para as arquibancadas, serão lançadas licitações para aquisição de equipamentos (de musculação e escritório, dentre outros) e para o sistema de segurança por monitoramento.