Cotidiano

Governo vai usar drones, vants e satélite para vigiar fronteira

63720181_Esteio - RS 09-01-2017 Cerimônia de anuncio de renovação da frota de ambulâncias do SAM.jpgBRASÍLIA – O governo federal irá aumentar o controle na tríplice fronteira com o Peru e a Colômbia para monitorar entrada de armas e drogas no país. Para isso haverá reforço de pessoal e controle eletrônico, além do uso de drones e dos três Veículos Aéreos Não Tripulados (Vants) já comprados no governo passado. Mas a expectativa é maior para o lançamento de um satélite geo-estacionário (SGDC) que será lançado no dia 21 de março na base de lançamento da Guiana Francesa. O satélite é uma parceria franco-brasileira e custou ao governo Temer R$ 2,1 bilhões.

GOVERNO / Presídios 17.01 – TARDE

Segundo o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, o satélite irá esquadrinhar “milimetricamente? imagens de cada pedaço da fronteira hoje praticamente descoberta. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, também destacou que o equipamento vai melhorar as ações de vigilância.

– O lançamento do satélite será um salto de monitoramento das fronteiras – afirmou Jungman.

Padilha disse que o governo federal decidiu assumir o comando da crise prisional, em parceria com os governos estaduais, depois da explosão dos motins nas últimas semanas.

– A segurança é uma responsabilidade dos estados e foi tratada assim nos últimos anos, mas passou a ser uma questão de segurança nacional. O presidente Michel Temer resolveu se envolver pessoalmente depois que o patamar chegou a mais de 150 mortes em duas semanas – disse o ministro Eliseu Padilha.