Cotidiano

Governo turco promete criar nova Constituição junto a líderes opositores

ANCARA ? O governo turco anunciou nesta segunda-feira que está pronto para trabalhar com os principais partidos da oposição na redação de uma nova Constituição. A declaração veio do primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, enquanto o país vive uma onda de repressão após a tentativa de golpe contra o presidente Recep Tayyip Erdogan. Este é um debate central na política turca, que estava bloqueado há meses e foi resolvido, segundo o premier, após uma reunião de Erdogan com dois líderes opositores.

Yildirim falou à imprensa após o encontro de Erdogan com Kemal Kiliçdaroglu ? líder do CHP, o principal partido da oposição turca ? e Devlet Bahceli ? do partido MHP, de inclinação à direita.

? Todos os principais partidos estão prontos para começar a trabalhar em uma nova Constituição ? disse o primeiro-ministro à imprensa.

O líder do partido pró-curdo HDP, Selahattin Demirtas, não participou da reunião. Ele é acusado pelo governo de apoiar o que chama de terrorismo por causa dos seus vínculos com os rebeldes curdos do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

O ministro também anunciou que a Ponte do Bósforo, inaugurada em 1973, será rebatizada como Ponte dos Mártires de 15 de julho. O local foi cenário de intensos confrontos na madrugada em que militares tentaram tomar o poder.