Cotidiano

Governo Trump defende exigir senhas de redes sociais a requerentes de visto

US-HOMELAND-SECURITY-SECRETARY-JOHN-KELLY-TESTIFIES-TO-HOUSE-COM-GCV33VEHS.1.jpgWASHINGTON – Embaixadas americanas poderiam exigir a requerentes de visto que deem suas senhas para acessar suas redes sociais. A medida serviria para tornar os controles de verificação mais rígidos, disse na terça-feira o secretário de Segurança Interna, John Kelly. Na esteira das políticas do presidente Donald Trump para tentar impor “verificação extrema” em quem entra nos EUA, a medida visa a eliminar aqueles que podem constituir uma ameaça à segurança. Trump migratório

A medida afeta particularmente os cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Irã, Síria, Líbia, Iraque, Somália, Sudão e Iêmen), cujos procedimentos de controle “são ainda muito fracos”, disse Kelly.

? Queremos ser capazes de consultar suas redes sociais com senhas ? disse Kelly em uma audiência perante a Comissão de Segurança Interna da Câmara dos Representantes. ? É muito difícil fazer controles reais nesses países, nesses sete países (…) mas podemos ser capazes se soubermos os sites que visitam e se nos derem suas senhas para que possamos saber o que fazem na internet.

Kelly disse que ainda não tinha tomado qualquer decisão, mas certamente no futuro vai implementar controlos reforçados, mesmo que isso signifique mais tempo para obter vistos prazos.

? Se você não quer cooperar, então não virá ? disse ele.