Cotidiano

Governo transfere líderes de rebelião em presídio do RN

transferência.jpgNATAL ? Cinco presos foram transferidos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, no início da noite desta segunda-feira. De acordo com a Secretaria estadual de Justiça, os detentos seriam os líderes do massacre que deixou 26 mortos entre sábado e domingo. Prisões II – 16.01

Em nota, o governo estadual do Rio Grande do Norte informou que os presos foram identificados após negociação e buscas nos pavilhões 4 e 5 da prisão.

Segundo informações obtidas pelo GLOBO, os presos estão sendo levados para a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP), em Natal. Lá, eles vão prestar depoimento e serão transferidos para outra unidade prisional, que ainda não foi confirmada.

A situação em Alcaçuz segue tensa. Após presos ocuparem o telhado da penitenciária, a Polícia Militar ainda não conseguiu o controle da unidade. A polícia negociou durante horas com os detentos por uma barricada, mas recuou depois acertar a transferência dos líderes.

Facções rivais dominam pavilhões e se dizem preparados para confrontos. No pavilhão 1, presos ainda estão no telhado armados com paus e com bandeiras escritas: “Fora PCC. Queremos paz, mas não fugimos da guera”.

QUATRO MORTOS IDENTIFICADOS

O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) informou que quatro dos 26 mortos no massacre foram identificados. São eles Jefferson Pedroza Cardoso, Anderson Barbalho da Silva, George Santos de Lima e Diogo de Melo Ferreira.

Ainda nesta segunda, o governo do Rio Grande do Norte pediu ao governo federal o reforço do efetivo da Força Nacional no estado para conter a crise no sistema penitenciário. O governador Robinson Faria anunciou pelo Twitter que pretende pedir, também, uma audiência com o presidente Michel Temer para tratar do tema.

Confira a nota do governo estadual na íntegra:

“A Polícia Militar, com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e Grupo de Escolta Penal (GEP), entrou, nesta segunda-feira (16), na Penitenciária Estadual de Alcaçuz em operação especial. A ação tinha como principal objetivo retirar do presídio cinco detentos apontados ? segundo investigações das forças de segurança do Rio Grande do Norte ? como os líderes da rebelião que terminou com presos mortos e feridos.

Após negociação, PM, GOE e GEP fizeram buscas nos pavilhões 4 e 5 e conseguiram identificar os cinco suspeitos, que foram encaminhados para a Polícia Civil, onde serão interrogados pelas autoridades competentes.”

Cronologia: a crise no sistema penitenciário