Cotidiano

Governo toma pra si obra paga por concessionária

Cascavel – Apesar de ser uma duplicação custeada integralmente pela concessionária Ecocataratas, no valor de R$ 60 milhões, o governo do Paraná tem assumido como sua – e até colocou placa para não restar dúvidas, no sentido Cascavel/Curitiba, perto do trevo Cataratas – informando a quem interessar possa que a “duplicação da BR-277 é mais uma obra do Governo do Paraná”. O trecho em questão são os 3,2 quilômetros da 277 entre o Trevo Cataratas e a entrada na PR-180, em Cascavel.

Ocorre que o próprio Estado, que chegou a anunciar nove quilômetros de duplicação nesse local mas na prática assinou apenas um terço, frustrando líderes regionais e quem usa o trecho, disse que se tratam de recursos integralmente oriundos do caixa da concessionária. A informação também foi confirmada pela Ecocataratas que afirma que nesse trecho não há um real investido pelo governo do Paraná.

Ao que tudo indica, essa não é a única placa do governo chamando a atenção para a duplicação. No sentido Curitiba-Foz do Iguaçu, pouco antes do posto da Polícia Rodoviária Federal que está sendo reconstruído, outra placa foi preparada para acomodar o mesmo conteúdo.

Por telefone, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística disse que essa é uma prática que está sendo adotada desde o primeiro ano do governo atual, em 2011. “O entendimento é simples: a concessão tem prazo para acabar e a obra fica. É uma obra para o Estado e que vai permanecer. Ela é realizada pela concessionária a partir de um contrato, placas assim são colocadas todos os dias por todas as concessionárias”, destacou a assessoria.

ANDAMENTO DA OBRA

Segundo a Ecocataratas, até o momento 37% dos serviços estão concluídos e a previsão de entrega é para outubro de 2018, em exatamente um ano.