Cotidiano

Governo tentará reverter acordo de retirada de contrapartidas dos estados

63422608_BSB - Brasília - Brasil - 20-12-2016 - PA - O presidente da Câmara Rodrigo Maia DEM-RJ ao l.jpg

BRASÍLIA – Após se reunir com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, o líder do governo na Câmara, André Moura (PSC-SE), disse que tentará reverter o acordo entre os líderes partidários feito para a retirada de contrapartidas dos estados no Regime de Recuperação Fiscal. A votação do projeto de renegociação das dívidas estaduais deve ser votado ainda nesta terça-feira.

estados 2012

? Nós vamos ter que rever essa proposta que nos foi encaminhada hoje por alguns líderes, principalmente os de oposição, porque são propostas que verdadeiramente inviabilizam o projeto, como a retirada de boa parte das contrapartidas dos estados. Não adianta nós aprovarmos da maneira que nos sugeriram. Mesmo que o acordo sobre o projeto tenha sido feito com governadores, o PT e outros partidos querem desconfigurar o projeto ? reclamou Moura.

Segundo o líder do governo, se o projeto for aprovado da forma como foi acordado entre os líderes, o problema da dívida não será solucionado e poderá virar uma “bola de neve”.

? Os estados, sem ter a base que o projeto propõe para que eles possam implementar as medidas que eles verdadeiramente contenham as despesas, obviamente não solucionarão o problema. Isso vai virar uma bola de neve. Não adianta permanecer do jeito que está ? declarou.

Moura deve insistir com líderes de oposição para retomar as contrapartidas propostas anteriormente.

? A solução é os líderes, principalmente da oposição, entenderem de que precisa existir essas contrapartidas pelos estados. Se não construir um novo acordo, fica difícil.

Mais cedo, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que foram retiradas contrapartidas que afetavam servidores públicos, como a suspensão de aumentos salariais e elevação das contribuições previdenciárias. Enquanto Moura e Meirelles se reuniam, Maia afirmou que o projeto deverá ser votado independente do aval da Fazenda.

*Estagiário, sob supervisão de Martha Beck