Cotidiano

Governo sírio nega rumores de que Assad teria sofrido derrame ou mesmo morrido

INFOCHPDPICT000035479744

RIO – O governo Sírio nega rumores de que o presidente Bashar al-Assad esteja passando por problemas de saúde, dizendo que ele estava ?desempenhando suas funções normalmente?.

Nos últimos dias, especulações se espalharam nas redes sociais e em alguns sites de notícias árabes dizendo que Assad, de 51 anos, estava em condições críticas, citando rumores de um derrame ou mesmo sobre sua morte.

?A presidência nega todos esses relatos. O presidente Assad está em excelente saúde?, disse o escritório em um comunicado na última sexta-feira. ?Eles coincidem com as mudanças de campo e politicamente?, acrescentou.

Aliados de Assad e grupos rebeldes organizaram conversações entre o governo e a oposição no Cazaquistão na semana passada, e reafirmaram um instável cessar-fogo mês passado entre os dois lados antes de uma nova rodada de negociações de paz planejadas em Genebra.

Assad havia dito, antes das discussões em Astana, que estava pronto para discutir sobre tudo, incluindo sua própria posição dentro da estrutura da Constituição síria. Seus adversários insistem durante quase seis anos de conflito que ele deve deixar o poder sob qualquer acordo de paz.