Cotidiano

Governo quer aprovar grandes reformas ainda este ano, diz Padilha

201606131742510341.jpg

SÃO PAULO – O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, disse nesta quinta-feira que o governo tem como meta aprovar até o final do ano as reformas Previdência, trabalhista, tributária e política. Para facilitar as aprovações, a ideia é focar em dois ou três itens de cada um dos temas e não em uma ampla reforma.

Padilha_1407

? A prioridade número um é a Previdência, a dois é a trabalhista, a três é a tributária e quatro é a política ? afirmou o ministro, após participar de almoço na Associação Brasileira de Infra-Estrutura (Abdib), em São Paulo.

Para o ministro, uma ampla reforma em cada área torna as mudanças inviáveis.

? Se quisermos fazer reforma tanto a da previdência, como a trabalhista, como a tributária e como a política, e nós queremos essas quatro antes do final do ano, não podemos pensar num calhamaço de reforma com 60 artigos, porque aí não sai nada. O que temos que fazer são tópicos ? disse.

Questionado se a meta não era ambiciosa, já que a necessidade de aprovação dessas reformas é discutida há décadas no país, Padilha respondeu:

? Mas há quanto tempo não existia no Brasil um ajuste fiscal por 10 anos com adesão de todos os estados? Há quanto tempo não temos um governo que tem de forma permanente dois terços de apoio na Câmara e no Senado? Entendemos que temos condições de até o final do ano aprovar esses temas ? afirmou Padilha.

Na reforma Previdência, segundo ele, as principais mudanças serão relativas à idade mínima e às diferenças entre os sexos e as profissões. Na área trabalhista, o ministro não detalhou qual seria o item a ser alterado. Na tributária, a meta é acabar com a guerra do ICMS e alterar o PIS/Confins. Na política, a alteração prevista é a criação de uma clausula de barreira.