Cotidiano

Governo proíbe indústrias de transformar leite em pó importado

BRASÍLIA – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento publicou nesta sexta-feira a proibição de processos de reconstituições de leite em pó importado em produto líquido pelas indústrias de laticínios do Nordeste do país. A região do semiárido brasileiro havia sido autorizada em julho pelo órgão a fazer a transformação depois de enfrentar uma queda de cerca de 12% na produção no primeiro semestre deste ano. Produtores do norte de Minas Gerais e do Espírito Santo também serão afetados pela medida.

Antes da publicação da Instrução Normativa nº 40, não havia uma especificação sobre as origens dos produtos em pó permitidos para as transformações, pondo assim os produtos nacionais em concorrência com os de outros países. A partir de agora, apenas o leite em pó nacional pode ser usado para a produção de leite pasteurizado e o UHT, conhecido como longa vida. De acordo com o ministério, a proibição das importações de leite em pó para reconstituição era reivindicada por representantes de produtores agrícolas do sul do país.

O Brasil, segundo o ministério, produz cerca de 35 bilhões de litros de leite por ano. Essa produção, que vinha registrando crescimento de 4% na última década, vem enfrentando uma queda, impulsionada por estados afetados pela seca. De acordo com a Secretaria de Política Agrícola, a redução da produção de leite no país caiu 6% no primeiro semestre.

*Estagiário, sob a supervisão de Eliane Oliveira.