Esportes

Governo prefere esperar para avaliar desempenho do Brasil na Olimpíada

O ministro do Esporte, Leonardo Picciani, disse nesta quinta feira que a União só fará uma análise do desempenho do Brasil após a Olimpíada. Segundo ele, a conquista de medalhas não pode ser um único parâmetro. Picciani e outros ministros participam de uma reunião no Parque Olímpico com o presidente interino, Michel Temer, o governador em exercício, Francisco Dornelles, o governador licenciado, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito Eduardo Paes.

— Vamos fazer uma analise completa comparando com edições anteriores, modalidade por modalidade. Isso certamente servirá de subsídios para a preparação dos nossos atletas — disse Picciani.

O titular da pasta afirmou ainda que é necessário considerar outros fatores, além do número de medalhas. Até esta quinta-feira, o Brasil acumula 13 medalhas: três de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.

— O parâmetro não pode ser apenas o número de medalhas. Às vezes a medalha não vem por um detalhe. Nós esperávamos duas medalhas no vôlei de praia, tivemos apenas uma no feminino na quarta feira a noite. Em quadra, o Brasil perdeu para a China no feminino a chance de uma medalha. Mas teve um ouro inesperado no salto com vara com o Thiago Braz, que fez sua melhor marca. A avaliação vai levar em conta também o histórico de conquistas — destacou o ministro.