Cotidiano

Governo pode leiloar novas áreas do pré-sal ainda neste ano

BRASÍLIA- O governo estuda realizar ainda neste ano o leilão da terceira rodada de campos da área do pré-sal, onde a produção ocorre no regime de partilha. Segundo revelado pela GloboNews nesta terça-feira, a discussão teve início na reunião do núcleo de infraestrutura no Palácio do Planalto na semana passada.

Procurado, o Ministério de Minas e Energia informou que ?o governo federal, por meio do MME, estuda a possibilidade de antecipar a terceira rodada de leilão do pré-sal e realizá-la ainda este ano?.

Neste ano, estavam previstos apenas três leilões. Um de áreas menores, conhecido como rodadinha, a 14ª Rodada de campos em regime de concessão e a 2ª Rodada do pré-sal, mas só com áreas vizinhas àquelas já concedidas, ou seja, nenhuma nova região.

O governo vinha vislumbrando a possibilidade de realizar essa 3ª rodada no início de 2018, com áreas novas do pré-sal. A eventual antecipação do leilão para este ano poderá incrementar a receita do governo com esses leilões.

Na semana passada, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, disse que o governo previa arrecadar até R$ 4,5 bilhões com leilões de campos neste ano. O ministro, neste momento, faz parte da comitiva brasileira a Davos, onde ocorre o Fórum Ecovos, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial, onde foi encontrar potenciais investidores.