Política

Governo Paranhos sofre duas baixas no mesmo dia

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos perdeu, nesta quinta-feira (8), dois de seus colaboradores diretos. O vice-prefeito Jorge Lange decidiu antecipar sua saída da Secretaria de Obras Públicas. O diretor do Instituto de Planejamento, Fernando Dillenburg, também pediu exoneração nesta tarde.

Lange será candidato a deputado estadual e teria até o dia 7 de abril para se desincompatibilizar da função. A reportagem não conseguiu, ainda, contato com Dillenburg, sobre os motivos de sua saída. Até o mês de janeiro, Dillenburg atuava como secretário de Planejamento.

Em nota, a administração municipal se manifestou sobre o assunto, confira a NOTA OFICIAL, na íntegra: 

Prefeito Paranhos aceita pedidos de exoneração de secretários, mas lamenta

O prefeito Paranhos aceitou os pedidos de exoneração apresentados nesta quinta-feira (8) pelo secretário de Serviços e Obras Públicas, Jorge Lange, e pelo presidente do Instituto de Planejamento de Cascavel (IPC), Fernando Dillemburg. “Aceitei os pedidos, mas entendo e respeito a decisão e as razões pessoais de cada um”. 
A saída de Dillemburg, definida após uma conversa entre os dois na tarde de hoje (8), foi lamentada pelo prefeito Paranhos. “Lamento, pois além de um profissional extremamente competente e dedicado, é um amigo de longa data e vinha desempenhando um papel relevante no governo. Reitero a certeza que tenho da conduta ética e ilibada do Fernando, comportamento que tem pautado sua atuação na vida pública e privada desde sempre”. 
Paranhos disse entender que a motivação da saída possa ter sido a polêmica em torno da obra do Ecoparque do Morumbi. “Quanto a isso, insisto: nenhum dos dois cometeu qualquer ato ilícito. Deram pareceres técnicos e não autorizaram – nem tinham poder para isso – qualquer substituição de material, decisão que foi tomada unilateralmente pela empresa responsável pela obra”, ressaltando que “qualquer alteração na obra não poderia prescindir de um aditivo prévio, assinado pelo prefeito e publicado em diário oficial, o que em nenhum momento aconteceu”. 
Segundo o prefeito, os nomes dos substitutos serão anunciados no momento oportuno. Temporariamente, as duas pastas ficam sob a coordenação dos diretores e comando direto do prefeito. 
Decisão antecipada
Segundo o vice-prefeito Jorge Lange, o pedido de exoneração apresentado hoje apenas antecipa uma decisão já tomada, de deixar o governo no início de abril, como determina a legislação eleitoral, a fim de estar habilitado a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa. “Estou apenas antecipando uma decisão que já havia tomado em razão da exigência da legislação eleitoral”, enfatizou Lange.
Matéria atualizada às 18h24