Cotidiano

Governo negocia confissão de empreiteiro sobre propina em gestão tucana

SÃO PAULO ? O empreiteiro José Antunes Sobrinho, sócio da Engevix, uma das empresas envolvidas no petrolão, relatou na semana passada, em Brasília, o pagamento de propinas para obtenção de contratos em quatro órgãos públicos. A peculiaridade é a existência de duas empresas estatais sob comando tucano no Estado de São Paulo: a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e a Dersa Desenvolvimento Rodoviário. As informações são da revista Época e foram publicadas na edição deste sábado.

De acordo com a reportagem, Antunes fez seu relato a quatro procuradores da Advocacia-Geral da União (AGU) e outros quatro integrantes da cúpula do Ministério da Transparência na última terça-feira. Ele também falou sobre propinas pagas em contratos com a estatal federal de ferrovias Valec e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), ligado ao Ministério dos Transportes, Portos e Aviação.

A delação teria sido feita para que seja fechado uma espécie de acordo de leniência (colaboração premiada para empresas, que implica o pagamento de multa e confissão dos delitos cometidos pela companhia) no qual a recompensa seria a possibilidade de voltar a ter contratos com o poder público, dos quais a Engevix está afastada desde que foi flagrada no petrolão.