Cotidiano

Governo não estuda novos aportes ao Rio no momento, diz Planejamento

BRASÍLIA – O ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou que a equipe econômica não estuda, no momento, novos aportes para o Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, o Palácio do Planalto divulgou uma medida provisória liberando R$ 2,9 bilhões para o governo fluminense, que decretou calamidade pública no fim da semana passada.

O dinheiro deve ajudar o estado até os Jogos Olímpicos, mas não inclui os recursos necessários para a finalização da Linha 4 do metrô.

Oliveira explicou que, apesar de não haver mais liberações previstas, o Rio ganhará um alívio com esse aporte de R$ 2,9 bilhões e poderá alocar recursos em obras para as quais não possuía dinheiro anteriormente:

— No momento não há outras discussões de novos aportes para o RJ. Por outro lado, esse aporte permite que o estado atenda outras situações que antes ele não tinha outros recursos para atender.

Nesta quarta-feira, uma fonte do governo do estado disse que, com a liberação do repasse para a segurança dos Jogos Olímpicos, o estado estuda a possibilidade de transferir recursos do orçamento aprovado pela Lei de Diretrizes Orçamentárias para segurança para financiar a conclusão da Linha 4 do metrô.