Cotidiano

Governo Macri tira quadros colocados por Cristina Kirchner na Casa Rosada

2220333h765.jpgBUENOS AIRES ? Sob ordens do presidente da Argentina, Mauricio Macri, a Casa Rosada retirou todos os quadros colocados pela ex-mandatária Cristina Kirchner. O Executivo já ordenado a retirada, nos centros culturais do país, de símbolos da era kirchnerista (2003-2015). O governo encerrou exposições e realocou bustos, quadros e lembranças do ex-presidente Néstor Kirchner. Vestígios K

Entre os retratos que serão guardados ou levados para museus públicos, estão imagens e pinturas do ex-presidente Juan Domingo Perón, o guerrilheiro revolucionário Che Guevara, o ex-presidente chileno Salvador Allende e os libertadores sul-americanos José de San Martín (ícone nacional) e Simón Bolívar.

No salão principal da Casa Rosada, zona aberta para visitas guiadas na sede presidencial em Buenos Aires, um busto de Néstor Kirchner foi levado para uma parte menos visível. Segundo o governo, atende-se, agora, a um reordenamento cronológico das esculturas dos ex-presidentes argentinos desde 1973.

Nessa reforma, as figuras de Néstor Kirchner, Héctor Cámpora, presidente peronista durante 49 dias em 1973, e Perón perderam o lugar nobre que tiveram no hall da Casa de Governo.

“Quisemos encarar reformas desprovidas de qualquer tipo de intencionalidade política, ou ideológica. A ideia é que o salão seja uma sala de exposição e de homenagem”, havia dito