Cotidiano

Governo japonês exige que população trabalhe menos

RIO ? O governo japonês anunciou medidas, que serão válidas a partir de fevereiro, para que as pessoas deixem literalmente de morrer de trabalhar ? uma prática que ficou conhecida como ?karoshi?. A campanha, promovida pelo primeiro-ministro Shinzo Abe e pela Federação de Negócios do país, quer que as pessoas deixem o escritório mais cedo às sextas-feiras.

Cerca de 20% da força de trabalho no Japão cumprem experiente de pelo menos 80 horas semanais.

De acordo com o porta-voz do governo, Yoshihide Suga, o Japão precisa ?acabar com a norma de longas horas de trabalho para que as pessoas possam equilibrar suas vidas com coisas como criar uma criança ou cuidar dos idosos?.

Algumas empresas, como a Japan Post Insurance, estão desligando as luzes à noite para evitar que ses funcionários deixem o escritório.

A Mitsubishi, uma das maiores empresas do país, foi advertida pelo governo por suspeita de forçar um funcionário de 31 anos a fazer excesso de horas extras.

Já Tadashi Ishii, presidente da Dentsu, uma grande empresa de publicidade, renunciou no final do ano passado, depois que o governo concluiu que Matsuri Takahashi, de 24 anos, morrera por excesso de trabalho em dezembro de 2015.