Cotidiano

Governo investe R$ 24 mi na compra máquinas

O programa atende municípios de áreas carentes do Estado, com financiamento do Banco Mundial

Curitiba – O Governo do Paraná investiu R$ 24 milhões na compra de 90 conjuntos de máquinas que farão os serviços de adequação de estradas rurais em 50 municípios atendidos pelo Pró-Rural (Programa de Desenvolvimento Econômico e Territorial: Renda e Cidadania). O programa atende municípios de áreas carentes do Estado, com financiamento do Banco Mundial, e visa reduzir as desigualdades regionais do Paraná.

As máquinas estão na Codapar (Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná) em Curitiba. Cada patrulha inclui equipamentos como escavadeira, trator de esteira, rolo compactador, motoniveladora, caminhão comboio, carreta para transporte do maquinário e quatro caminhões basculantes.

Após a assinatura do termo de cessão entre governo estadual e consórcios intermunicipais as máquinas serão encaminhadas ao campo. As obras de adequação das estradas rurais serão elaboradas para se integrarem com as técnicas de conservação de solos e água nas propriedades.

A meta é adequar um total de 30 quilômetros de estradas rurais por ano, por consórcio. Foram constituídos oito consórcios para atender os municípios, de forma permanente, uma vez que as máquinas são de propriedade do Governo do Estado. Conforme acordo de empréstimo firmado com o Banco Mundial, o programa Pró-Rural vai atender os municípios da área Central do Estado e do Vale do Ribeira.

Após a formalização dos convênios com oito consórcios deverão ser definidos com a comunidade os trechos de estradas a serem trabalhadas, com referendo dos Conselhos Municipais. Também deverão ser feitas audiências públicas com os proprietários de áreas lindeiras da estrada para aprovação do projeto, em conformidade com o fluxo estabelecido no Manual Operativo do Pró-Rural.