Cotidiano

Governo inicia em três capitais, em fevereiro, experiência dos núcleos de inteligência

BRASÍLIA – O Ministério da Justiça informou nesta quarta-feira que em 15 de fevereiro começam a ser instalados em três capitais – Natal (RN), Porto Alegre (RS) e Aracaju (SE) – os primeiros Núcleos de Inteligência Policial (Nipo), uma das ações previstas no Plano Nacional de Segurança Pública. O núcleo prevê a participação conjunta de setores de inteligência da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, e das polícias Civil e Militar, e também do sistema penitenciário.

Serão as primeiras experiências do núcleo, projetos-pilotos, nesses estados, onde já há atuação da Força Nacional de Segurança Pública. Essa foi uma das razões da definição desses locais, cujos governos já têm parceria com o governo federal.

O Ministério da Justiça trata a instalação desses primeiros núcleos como o início da implantação do Plano Nacional de Segurança Pública, que ainda, em vários pontos, enfrenta resistência de alguns secretários estaduais dessa área.

“Um mapeamento das três capitais permite a identificação dos pontos que concentram maiores casos de homicídios, feminicídios e de violência contra a mulher, além de outras informações, que permitirão a formulação de estratégias de combate ao crime e de ações conjuntas das polícias. Informações de inteligência e bancos de dados serão compartilhados para tornar as ações mais efetivas”, informa o ministério, em nota.