Cotidiano

Governo federal irá reforçar a segurança em presídios do Amazonas, Mato Grosso e Rondônia

63656988_BSB - Brasília - Brasil - 06- 01- 2017 - PA - O Ministro da Justiça Alexandre de Mor.jpg

BRASÍLIA ? O governo federal atendeu o pedido dos governos do Amazonas, Rondônia e Mato Grosso para reforçar a segurança nos presídios dos estados, segundo o Ministério da Justiça. Amazonas e Mato Grosso irão receber apoio de forças de segurança federais e equipamentos de inteligência. O Ministério da Justiça não informou que tipo de ajuda será encaminhada aos presídios de Rondônia.

Massacre 08/01

Em Manaus, rebeliões já resultaram na morte de 64 presos este ano. Nos outros dois estados, os governadores alegam que as prisões não têm estrutura necessária para conter eventuais revoltas dos presos. O governo de Roraima ainda não teria solicitado formalmente ajuda ao governo federal, embora tenha anunciado que fará isso. Lá, 33 presos foram mortos em motim na semana passada.

Desde a rebelião no Complexo Penitenciária Anísio Jobim (Compaj) em que 56 presos foram assassinados, a Polícia Militar está reforçando a segurança nos presídios. No entanto, segundo o Ministério Público local, essa prática é inconstitucional.

No caso do Mato Grosso, o governador Pedro Taques teria pedido ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, por telefone, equipamentos para garantir a segurança no sistema carcerário.