Cotidiano

Governo fará ?rodadinha? de campos antigos em fevereiro, diz ministro

m877919.jpgRIO ? Uma boa notícia para pequenas e médias empresas de petróleo. O governo federal espera realizar em fevereiro do próximo ano a chamada “Rodadinha”, o leilão de campos terrestres antigos. A informação foi dada na manhã desta quinta-feira pelo Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, que participou de reunião do Conselho Empresarial de Energia Elétrica da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan).

? Estamos trabalhando para que a Rodadinha aconteça no mês de fevereiro ? destacou o ministro.

Fernando Coelho destacou que os outros dois leilões, um de áreas do pré-sal unitizadas e outro de pós-sal serão realizados logo em seguida, até meados do primeiro semestre do ano que vem.

Sem querer arriscar previsão de arrecadação nesses dois leilões, o ministro destacou que o governo pretende definir uma série de questões regulatórias até o fim deste ano de forma a tornar os investimentos no setor mais atrativos. O ministro disse que, em outubro, a Câmara dos Deputados deverá estar votando a mudança nas regras do regime de Partilha, para retrirar da Petrobras a obrigação de ser operadora única no pré-sal.

Até o fim do ano, o governo deverá concluir a discussão sobre a prorrogação do prazo do Repetro, regime aduaneiro do setor que vence em 2019. O ministro destacou ainda que, mais importante que o bônus a ser arrecadado com os leilões, são os investimentos futuros.

? Mais importante ou tão importante quanto isso é o valor do investimento que vem depois, estamos falando em bilhões de dólares, em empregos, renda, construção, equipamentos e serviços. A gente está trabalhando para que, daqui para o final do ano, alguns desses pontos possam estar votados ? destacou o ministro.

O leilão do pré-sal prevê a oferta de quatro áreas contíguas a campos já descobertos, cujas reservas se extendem para fora da área concedida, que são os campos de Gato do Mato, na Bacia de Campos, e Carcará, Tartaruga Verde e Sapinhoá, todos esses na Bacia de Santos.

Este será o segundo leilão de áreas do pré-sal, depois de Libra, realizado em 2013. O outro leilão que o governo pretende realizar no próximo ano será a 14ª Rodada com a oferta de áreas no pós-sal.