Cotidiano

Governo endurece e alunos prometem manter ocupações no Paraná

image (5).jpegCURITIBA – O governo do Paraná endureceu o tratamento dado aos estudantes que ocupam centenas de escolas no estado em protesto contra duas propostas do governo Michel Temer – a reforma do Ensino Médio e a PEC que limita os gastos públicos por 20 anos. O governador Beto Richa (PSDB) admitiu a possibilidade de usar a Polícia Militar para desocupar os colégios e chegou a cortar, por algumas horas, a energia elétrica e a água de uma das ocupações mais recentes, o Núcleo Regional de Educação de Curitiba. Em resposta, os secundaristas reclamam de falta de canais de diálogo com o governo e prometem retomar as ocupações.

Somadas a negociações intermediadas pelo Ministério Público e advogados, as medidas do governo fizeram o número de escolas estaduais ocupadas no Paraná diminuir nos últimos dias. Na semana passada, 831 unidades de ensino estavam sob domínio dos alunos. Nesta terça-feira, são 256, de acordo com a Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Por outro lado, a ofensiva do governo provocou uma reação do movimento secundarista, que, por meio de seus canais na internet, pediram para os alunos retomarem as ocupações.

A ação mais dura do governo Richa aconteceu nesta terça-feira no Núcleo Regional de Educação. Mesmo sem a Justiça ter determinado a reintegração de posse do prédio, que fora ocupado na noite anterior, policiais militares armados cercaram o imóvel, desligaram a energia elétrica e o abastecimento de água e impediram a entrada de pessoas e alimentos. Manifestantes que ficaram do lado de fora do Núcleo Regional de Educação bloquearam o transito durante toda a tarde, enquanto gritavam palavras de ordem.

Após uma reunião entre PM, Conselho Tutelar, Ministério Público e advogados, por volta das 16h, o abastecimento de luz e água foi religado e foi permitida a entrada de comida no prédio. A PM estima que cerca de 30 estudantes estejam no prédio.

No início da noite, os alunos que estavam no núcleo saíram espontaneamente do prédio carregando roupas e colchões que haviam levado para a ocupação. O estado conseguiu no fim da tarde a reintegração de posse.

Ao longo do dia, pelo menos cinco colégios foram desocupados de forma pacífica, de acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que tem acompanhado o cumprimento de mandados de reintegração de posse determinados pela Justiça na semana passada.

Nesta terça-feira, o Ministério da Educação anunciou que estudantes que fariam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em colégios que estão ocupados terão a prova adiada. A medida afetará 191.494 alunos em todo o país. No Paraná, onde 74 locais de provas estão ocupados, 41.168 alunos terão que fazer o exame outro dia.