Cotidiano

Governo elabora alternativa ao Refis com abatimento de prejuízos

BRASÍLIA – O governo deve anunciar nesta quinta-feira, no pacote de medidas de estímulo ao crescimento, uma alternativa ao Refis. Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a Receita Federal está fechando os detalhes de um projeto que deve aproveitar prejuízos acumulados pelas empresas para a liquidação de débitos fiscais.

? Nós estamos estudando um processo de regularização tributária que inclusive é um processo que está sendo pensado pela Receita Federal. Não definimos os detalhes que serão anunciados amanhã mas muito possivelmente será o aproveitamento de prejuízos acumulados da empresa para a liquidação de uma parte dos débitos fiscais ? disse.

Em seminário realizado pelo jornal Correio Braziliense, Meirelles afirmou que amanhã serão anunciadas mais do que as 10 medidas previstas inicialmente. Serão ações desenvolvidas pelo Ministério do Planejamento, da Fazenda e o Banco Central. Ele voltou a negar que o governo tenha elaborado o pacote de medidas de estímulo à economia em reação ao momento político e disse que as ações estão sendo moldadas desde setembro.

Ele ainda afirmou que não se decepciona com o ritmo da recuperação econômica e reafirmou o discurso de que a votação da proposta de emenda constitucional (PEC) que fixa um teto para os gastos públicos ontem foi uma vitória histórica.

? Me perguntam: não está decepcionando o ritmo da economia? Não. É muito difícil de fato, mas é a realidade de hoje. O Brasil está enfrentando a maior recessão da sua história, é a maior desde que o PIB começou a ser medida em 1902.