Cotidiano

Governo e rebeldes alcançam trégua para retirar civis de Aleppo

LONDRES/ALEPPO ? O iminente massacre de civis em Aleppo pelo regime forçou rebeldes sírios a chegarem a um acordo de cessar-fogo com o governo para permitir a saída das famílias ainda retidas em áreas sitiadas na maior cidade do país. Enquanto autoridades do regime de Bashar al-Assad dizem que a quase totalidade da metrópole foi conquistada das mãos dos insurgentes, a ONU afirma que as forças do regime estão entrando em casas de civis no Leste e matando moradores. Os EUA não foram citados entre os lados da negocição. ALEPPO

De acordo com representantes do grupo rebelde Nuredin al-Zinki, a Rússia, a Turquia, a ONU e grupos rebeldes chegaram às negociações que levariam à retirada de civis. O pacto foi confirmado pela representação russa nas Nações Unidas.

? Houve negociações com os russos (apoiadores de Assad). A primeir coisa acordada foi que bombardeios deveriam cessar imediatamente ? adiantou à Reuters o diretor do grupo rebelde Fastaqim, Zakaria Malahifji.

Já segundo o grupo rebelde Nour Din al-Zinki, o acordo permite ainda que rebeldes deixem Aleppo com direito a portar armas leves.

A recaptura de toda a área rebelde de Aleppo constitui a maior vitória em campo de batalha até o momento para o presidente sírio, Bashar al-Assad, e sua coalizão militar de tropas sírias, Força Aérea russa, Irã e milícias xiitas. A derrota deixa os rebeldes sem presença significativa em quaisquer das principais cidades da Síria. Eles ainda mantêm parte de áreas no campo de Aleppo e a província de Idlib.

No entanto, uso de foguetes continuou em áreas tomadas por rebeldes, relatou o Observatório Sírio para Direitos Humanos. Rebeldes e forças do governo ainda lutam em pontos ao redor do enclave reduzido, relatou o grupo monitoramento com sede em Londres.SYRIA-CONFLICT-ALEPPO-Syria-conflict-GAI31PVVT.1.jpg

DESASTRE HUMANITÁRIO

Na terça-feira, o Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas disse ter provas confiáveis de que 82 civis foram mortos a tiros em quatro áreas da cidade. No momento em que os combates chegam ao fim, ONU e Cruz Vermelha apelam para que os civis sejam protegidos.

O Unicef alertou que cerca de cem crianças desacompanhadas estão presas em um prédio sob pesado ataque.

? De acordo com relatos alarmantes de um médico na cidade, muitas crianças, possivelmente mais de cem, desacompanhadas ou separadas de suas famílias, estão presas em um prédio no leste de Aleppo ? informou o diretor regional do Unicef Geert Cappelaere. ONU: forças sírias matam mais de 80 em Alepo

Enquanto isso, o porta-voz Rupert Colville relatou o avanço das tropas e os relatos de execuções. Segundo Colville, entre os mortos estão 11 mulheres e 13 crianças. Para ele, parece ter havido um “colapso completo da Humanidade em Aleppo”.

? Ontem à noite (segunda-feira), recebemos novos relatos profundamente perturbadores de numerosos corpos estendidos nas ruas ? afirmou Colville, do Escritório de Direitos Humanos das Nações Unidas. ? Os moradores não foram capazes de recuperá-los, devido ao bombardeio intenso e a seu medo de ser baleado.

Confrontos deixam rastro de destruição em Aleppo

Depois de quatro anos ocupando a área Leste da cidade, os rebeldes estão à beira da derrota. De acordo com uma fonte militar síria, o Exército e aliados tomaram controle total de distritos abandonados pelos insurgentes durante a retirada de Aleppo.

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) advertiu que os civis não tinham nenhum lugar seguro para ir. Por sua vez, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, manifestou-se ?alarmado pelos relatos de atrocidades contra um grande número de civis?.

TOPSHOT-SYRIA-CONFLICT-ALEPPO