Cotidiano

Governo do RN irá transferir detentos de presídio onde ocorre rebelião

BRAZIL-PRISON-RIOT-ALCACUZ

NATAL ? A Secretaria estadual de Segurança do Rio Grande do Norte transferiu, na manhã desta quarta-feira, 119 detentos do Presídio Estadual de Parnamirim (PEP), na região metropolitana de Natal, para o Complexo Raimundo Nonato, na Zona Norte da capital potiguar. A intenção do governo é fazer uma remanejamento de presos nas unidades para acomodar parte dos detentos da Penitenciária Estadual Alcaçuz, onde um rebelião ocorre desde o último sábado.

Os detentos do PEP já chegaram na unidade da Zona Norte, onde 530 presos estão custodiados. Fontes afirmam que internos de Alcaçuz serão transferidos para o PEP, mas ainda não se sabe quantos, quando nem em quais condições isso ocorrerá.

SITUAÇÃO EM ALCAÇUZ AINDA É TENSA

A movimentação de equipes de segurança em Alcaçuz é grande na manhã desta quarta-feira, quinto dia de rebelião na maior penitenciária do Rio Grande do Norte. Equipes do Bope e do BPChoque estão no local, com auxilio do carro blindado e do helicóptero da Polícia Militar.

Nas últimas 12 horas, não houve confronto ao longo entre os grupos que disputam o controle da penitenciária. Mas a situação no presídio ainda é tensa e os presos amanheceram nesta quarta-feira soltos na unidade e muitos continuam sobre o telhado dos pavilhões

Na terça-feira, o governador Robinson Faria afirmou que a estratégia do governo estadual é isolar os grupos rivais que se enfrentam em Alcaçuz. Ele chegou a afirmar que o Estado trabalha com a possibilidade de colocar em uma única unidade todos os presos ligados ao Primeiro Comando da Capital (PCC), apontados como responsáveis pela morte de 26 pessoas no fim de semana.