Educação

Governo do Paraná anuncia modelo híbrido de educação a partir de 18 de fevereiro de 2021

Aulas presenciais no estado foram suspensa em março de 2020 em virtude da pandemia do novo coronavírus

Governo do Paraná anuncia modelo híbrido de educação a partir de 18 de fevereiro de 2021

O Governo do Paraná anunciou, nesta terça-feira (15), que a partir do dia 18 de fevereiro de 2021 a educação na rede estadual funcionará no modelo híbrido – com as turmas divididas em um revezamento entre alunos em aulas presenciais e remotas.

O planejamento foi informado em uma coletiva que contou com a participação do governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e do secretário estadual da Educação, Renato Feder.

O secretário Feder destacou que as turmas serão divididas, conforme a capacidade de cada sala em receber alunos, obedecendo ao distanciamento entre eles. Preferencialmente, segundo Feder, os alunos que não têm a tecnologia necessária em casa irão à escola.

“O limite de alunos vai ser dado pelo distanciamento proposto pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), de 1,5 metro. Os outros acompanham à aula das suas casas. Eles assistem a aula deles, com o professor deles ao vivo, e o professor também pode ver o rosto deles”, disse.

De acordo com o governador, as instituições de ensino deverão seguir cuidados de higiene, com disponibilidade de álcool gel, obrigatoriedade do uso de máscaras e distanciamento.

“Esse planejamento vem de encontro a uma necessidade. A ideia é criar uma modelagem que traga tranquilidade para alunos e para os professores. Nós conseguimos em 2020 fazer um modelo de ensino a distancia que foi modelo para o Brasil”, afirmou.

Suspensão das aulas no estado

Por causa da pandemia, as aulas presenciais foram suspensas em 20 de março. Em 19 de outubro, 54 escolas estaduais começaram a retomar com atividades extracurriculares presenciais .

Até 18 de dezembro, quando termina o período de matrícula na rede estadual de ensino, o governo espera a rematrícula dos 1 milhão e 70 mil alunos da rede e de outros 10 mil novos estudantes oriundos da rede particular.

Fonte: G1 Paraná