Cotidiano

Governo do Estado vai à Justiça por reintegração de posse de escolas

Até agora 14 colégios estaduais em Cascavel foram ocupados em Cascavel

Cascavel – O governo do Estado entrou ontem, em Curitiba, com um pedido de reintegração de posse dos 100 colégios e uma universidade ocupada desde o dia 3 no Paraná. Os colégios e o campus da Unioeste em Marechal Cândido Rondon foram ocupados por alunos que, de forma pacífica, manifestam sua indignação contra as mudanças na educação que tramitam na Câmara de Deputados e no Senado Federal para a alteração da grade curricular, retirando disciplinas como educação física, artes, sociologia e filosofia.

Em Cascavel, até o início da noite de ontem, pelo menos sete colégios haviam sido ocupados por estudantes. Dentre as unidades de ensino que estão tomadas por alunos estão o Colégio Estadual Itagiba Fortunato, Parque Verde, Wilson Joffre, Jardim Clarito, Olinda Truffa, Castelo Branco, Horário Ribeiro dos Reis, Marcos Schuster, Santos Dumunt e Victório E. Abrizino.

Ainda pela manhã, alunos dos colégios Mario Quintana e Santa Cruz foram até a Câmara de Vereadores para protestar. Eles ficaram por alguns minutos no hall de entrada, no plenário e defronte à sede do Legislativo. Conforme os estudantes, não há previsão para que eles desocupem as escolas.

Segundo a PEC 241, proposto pelo governo federal, o conteúdo obrigatório será diminuído para privilegiar cinco áreas de concentração: linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas e formação técnica e profissional.

GREVE

Além disso, professores da Unioeste, que já haviam anunciado na semana passada greve por tempo indeterminado, começaram ontem uma paralisação nos cinco campus da universidade.

O motivo, segundo eles, é o descumprimento por parte do governo do Estado das promessas feitas ainda no ano passado e também sobre o cancelamento do aumento salarial proposto pelo governador Beto Richa para que a greve de 2015 tivesse fim. Amanhã, em Curitiba, filiados ao Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná) realizam também uma assembleia e já anunciaram greve a partir do dia 17. Professores da rede estadual de ensino se reúnem amanhã para decidir sobre a greve.