Cotidiano

Governo do ES se reúne nesta quinta-feira com mulheres de PMs para tentar encerrar paralisação

VITÓRIA – No sexto dia da crise de segurança no Espírito Santo por conta da paralisação do patrulhamento das ruas pela Polícia Militar, uma comissão formada pelo governo do estado tem nesta quinta-feira nova reunião com representantes das mulheres de PMs que ocupam as entradas dos batalhões para chegar a um acordo que encerre o protesto. Depois de dias com o diálogo interrompido, o governo instituiu uma comissão de negociação, formada por três secretários, que teve um primeiro encontro com algumas manifestantes. A reunião terminou nesta madrugada, sem acordo.

Hoje à tarde haverá uma segunda reunião, no Palácio da Fonte Grande, em Vitória, com objetivo de se colocar um fim ao movimento dos policiais, que ganhou a adesão de parte da Polícia Civil. Formam a comissão do governo o chefe da Casa Civil do estado, José Carlos da Fonseca, o secretário de Direitos Humanos, professor Julio Pompeu, e o secretário de Controle e Transparência, Eugênio Ricas.

No primeiro encontro, as mulheres de PMs pediram 100% de aumento para toda a categoria, e uma anistia a todos que tenham participado do movimento. O governo fará uma contraproposta nesta quinta-feira.

? Sabemos do sentimento de urgência que tem a população do estado. O importante é que o diálogo com o executivo foi restabelecido. Vamos ter nova reunião agora e esperamos que possamos chegar a uma solução ? disse ao GLOBO o chefe da Casa Civil do governo, José Carlos da Fonseca

A grande Vitória teve mais uma madrugada de violência nesta quinta-feira. Até a tarde de ontem, eram 95 mortes desde sábado, número ainda não atualizado pelo Sindicato de Policiais Civis (Sindpol). A secretaria de Segurança ainda não divulgou um balanço oficial do número de vítimas.

TV ATACADA

Nesta madrugada, a sede da TV Gazeta em Vitória foi alvo de tiros, que atingiram o vidro do auditório da sede. Ninguém ficou ferido.

Os ônibus voltaram a circular na capital capixaba hoje, porém, a maioria da população ainda permanece em casa. As escolas seguem fechadas pelo quarto dia útil consecutivo, e o movimento ainda é pequeno nas ruas. A expectativa é que pelo menos uma parte do comércio de rua volte a abrir.