Cotidiano

Governo do DF consulta população para revitalizar da orla do Paranoá

BRASÍLIA – O governo do Distrito Federal realiza enquete e uma consulta pública na internet para definir ações para revitalização de 38 quilômetros da orla do Lago Paranoá. Com a participação popular serão mapeadas as necessidades e os obstáculos do Plano Orla Livre. Está previsto também um concurso público para um projeto arquitetura e urbanismo.

O plano assinado ontem por decreto pelo governador Rodrigo Rollemberg estabelece ações de curto, médio e longo prazos. Uma delas, em andamento, é a construção de uma trilha de 14 quilômetros. Há também ações paralelas para instalação de banheiros públicos, postes de iluminação e replantio de árvores. As obras, segundo o governo, estão estimadas em cerca de R$ 3 milhões.

A população poderá contribuir com sugestões até 8 de janeiro. Há uma enquete, com 15 perguntas, sobre equipamentos públicos e serviços que devem ser instalados na orla. Para fazer sugestões é preciso um cadastro, que depois serão avaliadas e poderão ser agregadas ao projeto.

O plano depende também da iniciativa privada. A proposta visa criar novas oportunidades para fomentar a economia local com a oferta de novos quiosques, lojas, restaurantes e outros pequenos e médios estabelecimentos comerciais.

DESOCUPÇAÕ DA ORLA

A orla inteira do Lago Paranoá tem cerca de 80 quilômetros. O Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) ajuizou uma ação, em 2005, pedindo a derrubada de construções e obstáculos que impediam o acesso da população. A ordem judicial foi dada em 2011, mas só começou a ser executada ano passado. Prevista para ocorrer em etapas, a operação enfrenta ações ajuizadas por moradores.