Cotidiano

Governo do Amazonas solicita envio da Força Nacional

63695138_Riot police prepare to enter at Desembargador Raimundo Vidal Pessoa jail in the center of t.jpg

RIO ? O governo do Amazonas solicitou ao Ministério da Justiça, neste domingo, o envio da Força Nacional, para auxiliar na crise do sistema penitenciário. No pedido, o governador José Melo (PROS) afirma que os policiais do estado estão atingindo “limites preocupantes, do ponto de vista físico e psicológico”. Desde o início da ano, já morreram ao menos 64 detentos em presídios de Manaus. Massacre Manaus – 08.01 – II

De acordo com o governador, o pedido foi motivado pela morte de quatro detentos na Cadeia Pública Raimundo Vidal Pessoa, na madrugada deste domingo. José Melo afirma que a situação mudou desde a visita do ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, ao estado, no início da semana, após a morte de 60 presos.

“Diante do fato novo, do limite em que se encontram os integrantes do Sistema e da recomendação feita pelo Comitê de Crise em conjunto com o Ministério Público Estadual, solicitamos de Vossa Excelência o envio da Força Nacional, sem prejuízo de outras solicitações já enviadas, para ajudar as nossas forças, repito, agora exaustas, a superar a crise”, diz o texto.

O Ministério da Justiça já havia autorizado o envio de equipamentos de inteligência e de agentes penitenciários ao Amazonas. Rondônia e Mato Grosso também irão receber ajuda federal.

Nova rebelião com mortes em Manaus