Cotidiano

Governo discute plano aeroviário e hidroviário com lideranças regionais

A primeira reunião começa hoje, e vai mostrar as condições estruturais

Cascavel – A Secretaria de Infraestrutura e Logística do Paraná inicia nesta semana uma série de encontros regionais para apresentar os novos planos aeroviário e hidroviário do Estado.

A primeira reunião começa hoje, em Cascavel, e vai mostrar as condições estruturais de 35 aeroportos e 63 balsas do Paraná, além de apontar as ações do governo do Estado para melhorar a infraestrutura destes locais. A equipe técnica também estará em Maringá, Londrina e Ponta Grossa, onde serão colhidas sugestões dos participantes dos encontros.

“Os novos planos para aeroportos e balsas apontam ações de curto, médio e longo prazo, que permitirão as melhorias dos aeroportos e balsas do Paraná. Há casos que com apenas o licenciamento resolve a regularização destes serviços”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

Visitas e consultas

Ele diz que o plano logístico do setor aeroviário atualiza o antigo plano estadual de 1989, definindo ações até 2034. No caso hidroviário, não havia estudo sobre este tema e as balsas operam sem uma regulamentação definida.

A equipe técnica visitou os 35 aeroportos regionais e fez um levantamento da situação de cada aeródromo, como a qualidade de equipamentos de segurança, pistas e terminais. Também foram avaliados o quadro de pessoal técnico e a demanda local do aeroporto. Para isto foram entrevistados empresários e entidades de classes de cada cidade.

O plano de balsas regularizará todo setor, que hoje não tem legislação específica. São 63 balsas, sendo que 49 delas fazem ligações intermunicipais, seis fazem ligações interestaduais e internacionais e sete são dentro dos municípios. Ao todo, operam no Paraná 104 embarcações, a maioria puxadas por rebocadores.