Política

Governo Digital oferece 212 serviços ao cidadão

Curitiba – Os cidadãos paranaenses têm disponível num único espaço 212 serviços online oferecidos pelo governo do Estado. O Governo Digital integra os sistemas do Estado e entrega informações personalizadas. Diariamente o sistema recebe novas atualizações e mais serviços passam a integrar a base de dados.

Todas as áreas do governo estão contempladas no sistema. Os serviços disponibilizados vão do pagamento do IPVA e consulta aos assuntos relativos à habilitação, até o boletim escolar e saldo do Nota Paraná. Há também opções de emissão de guias e certidões do Instituto Ambiental do Paraná, consulta a vagas de emprego ou pedido de seguro-desemprego.

O site permite acesso a serviços como emissão de primeira e segunda via da Carteira de Identidade e contém informações sobre medicamentos disponíveis nas Farmácias do Paraná, além de acesso aos serviços da Copel e Sanepar.

"O Governo Digital é uma ferramenta que traz o governo para perto das pessoas, que aproxima da população as ações e atividades públicas. É uma fórmula de agilizar e descomplicar a vida das pessoas, oferecendo o que o Estado tem de informação”, explicou o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Silvio Barros. Ele ressaltou que o sistema é pioneiro no Brasil.

“O Paraná é mais uma vez referência para o país, agora na área da comunicação social”, afirma Barros, lembrando que a administração do site está sob a responsabilidade da Secretaria da Comunicação Social e Celepar.

Como usar

Para ter acesso ao Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Funcionários do governo do Estado que fizeram a atualização biométrica também podem utilizar a ferramenta.

Mesmo quem não tem a Identidade Digital pode se conectar ao site www.governodigital.pr.gov.br para acessar as informações sobre os diversos serviços do governo estadual.

A ideia é ampliar a prestação de serviços digitais e melhorar o sistema a partir da avaliação de quem já pode utilizar a ferramenta. “O sistema é vivo e a atualização é constante. Todos os dias temos serviços novos disponíveis. É uma nova maneira de aproximar as pessoas do Governo do Estado”, explicou o secretário-executivo do comitê de qualidade do Governo do Estado Marco Aurélio Barbosa.