Política

Governo devolve parte do orçamento para PRF

Brasília – O governo federal garantiu a redução do contingenciamento da verba da PRF (Polícia Rodoviária Federal) que estava prometido como sendo de 44% para 33%, uma diferença de 11 pontos percentuais. O anúncio foi feito durante audiência pública realizada pela Comissão de Viação de Transportes da Câmara dos Deputados, esta semana, a qual debateu os cortes no orçamento da PRF.

“Dentro dessa conjuntura de restrição fiscal para liberação de novos limites, a gente tem que se adequar. Essa época obriga os gestores a priorizar políticas públicas. O que tem hoje definido é que houve uma revisão do valor contingenciado e tentaremos amenizar esse problema”, explicou David de Lima Freitas, coordenador-geral de Orçamento e Finanças da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento do Ministério do Planejamento.

No início de julho de 2017, o governo federal aprovou um orçamento 44% menor que o solicitado pela Polícia Rodoviária Federal. Com menos dinheiro em caixa, o prejuízo chegou para operações básicas, como o abastecimento das viaturas.

“Apenas em julho deste ano reduzimos o patrulhamento com as viaturas em dois milhões de quilômetros. É um trecho enorme que fica sem nossa fiscalização. Também ocorreu a queda da fiscalização com bafômetro em 25% e aumento em 550% dos assaltos a ônibus”, listou Marcelo Azevedo, diretor jurídico da Federação Nacional da PRF.