Política

Governo decide antecipar o envio da reforma administrativa ao Congresso

As mudanças valerão somente para os novos servidores públicos

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro resolveu desengavetar a proposta de reforma administrativa e anunciou que a enviará ao Congresso neta quinta-feira. As mudanças valerão somente para os novos servidores públicos.

A estratégia anterior era enviar essa reforma somente após a eleição para as presidências da Câmara e do Senado, em fevereiro de 2021. O anúncio foi feito junto à prorrogação do auxílio emergencial até o fim deste ano (leia mais na página 8). “Tomamos duas decisões: encaminhar na quinta-feira a reforma administrava. Que fique bem claro: não atingirá nenhum dos atuais servidores, ela se aplicará apenas aos futuros servidores concursados”, afirmou o presidente no pronunciamento, após se reunir com líderes dos partidos da base aliada e ministros no Palácio da Alvorada, nessa terça-feira.

A reforma foi engavetada após a reação dos servidores a possíveis medidas restritivas. A popularidade pesou e o presidente recuou. Por isso, inclusive, os atuais devem ser poupados, ao contrário do que aconteceu com a reforma da Previdência.

Conforme o governo antecipou, a reforma deve redefinir toda a trajetória do serviço público para o futuro, “um serviço público de qualidade, com meritocracia, com concursos exigentes, promoção por mérito”.