Cotidiano

Governo de SP começa a testar 'pílula do câncer' em humanos nesta segunda

SÃO PAULO – A fosfoetanolamina sintética, também conhecida como pílula do câncer, começará a ser testada em seres humanos pela primeira vez a partir de segunda-feira em São Paulo. A data do início do estudo clínico com a substância foi anunciada nesta quinta pelo governador Geraldo Alckmin.

Alckmin informou que o grupo de 210 pessoas que receberão a substância será convocado até amanhã. Ao lado do secretário estadual de Saúde, David Uip, e do diretor do Instituto do Câncer, Paulo Hoff, o governador de São Paulo afirmou que espera, com o início das pesquisas, uma redução no número de liminares e mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça para distribuir as pílulas a pacientes.

Conforme o Globo antecipou nesta quarta-feira, o governo de São Paulo já recebeu cerca de 800 mandados judiciais determinando a distribuição da substância a pacientes com câncer. O secretário de Saúde disse ter liberado cerca de dois quilos de fosfoetanolamina para essas pessoas.

? Não adianta enviar mandado para o estado porque o que está encapsulado é para pesquisa ? explica Alckmin.

Na primeira fase da pesquisa, dez pacientes serão avaliados. Não havendo efeitos colaterais graves, mais 21 pessoas serão incluídas em cada um dos dez grupos de tipos diferentes de tumor.

Desde que seja comprovada eficácia relevante, serão incluídos mais grupos de pessoas até que o número chegue a mil. Foram investidos R$ 580 mil na compra das pílulas para os testes.