Cotidiano

Governo de SP adia prazo para entrega de trens para CPTM

SÃO PAULO – O governo de São Paulo concedeu mais um ano e meio de prazo a um grupo de empresas para a entrega de 65 novos trens para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). A data limite para que as composições fossem entregues ao governo era julho deste ano, mas apenas 11 foram disponibilizadas. As informações foram divulgadas pelo Jornal Hoje.

O contrato foi assinado pelo governo em julho de 2013 por R$ 1,8 bilhão e deveria ser cumprido em até 36 meses. Agora o governo diz que o novo prazo é fim de 2017 e início de 2018.

As empresas beneficiadas pelo alongamento de prazo são a espanhola CAF, que deveria fornecer 35 trens, o consórcio Iesa Hyundai-Roten, que se comprometeu a entregar 30 trens. A primeira liberou até agora 10 composições, das quais oito estão em teste e duas em operação. O consórcio Iesa-Hyundai-Roten entregou apenas um trem, ainda em teste.

O Ministério Público de São Paulo começou a investigar irregularidades nessa licitação. O governo promete punir pelo atraso.

A CAF e a Iesa são investigadas no caso de suspeita de formação de cartel para compra de trens do governo paulista e pagamento de propina a agentes públicos.

Em nota, a CAF informou que não comenta os contratos por causa da cláusula de confidencialidade. A reportagem não conseguiu contato com o consórcio Iesa Hyundai-Roten.