Cotidiano

Governo de Roraima cria gabinete emergencial para auxiliar imigrantes venezuelanos

Foto (54) - Cópia-001.JPGRIO ? A governadora de Roraima, Suely Campos (PP), assinou um decreto na segunda-feira que cria o Gabinete Integrado de Gestão Migratória (GIMGM), com a finalidade de auxiliar os imigrantes venezuelanos que estão no estado.

O gabinete será formado por 15 secretarias e instituições do governo, além das prefeituras de Boa Vista, capital do estado, e Pacaraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela. A coordenação do órgão será feita pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros.

Na cerimônia, a governadora afirmou que será feito um levantamento da situação dos venezuelanos, para saber quais ações devem ser tomadas. Um diagnóstico será enviado ao governo federal. A estimativa é que mais de 30 mil imigrantes ilegais da Venezuela estejam em Roraima, mas não há números oficiais.

Nesta terça, a governadora se reunirá com o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, para discutir a situação do estado. Na segunda-feira, Moraes participou de uma reunião com o ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, com a prefeita Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), e com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), onde a situação dos venezuelanos foi discutida.

? A prefeita veio dizer que o município não tem condição de absorver um número grande de pessoas que vão fazer compras e eventualmente trabalhar ? comentou Padilha ao fim da reunião.