Cotidiano

Governo de Erdogan demite 30 governadores após tentativa de golpe

ANCARA — Trinta governadores e mais de 50 funcionários do alto escalão do governo foram removidos de seus cargos na Turquia, informou nesta a segunda-feira a CNN Turk, após a tentativa de golpe.

Canais de TV também informaram que o número de policiais demitidos subiu para 8.777, em meio ao que é visto como um expurgo das estruturas do Estado.

As tensões estão elevadas na Turquia na sequência de um golpe militar fracassado na sexta-feira, que resultou na morte de mais de 290 pessoas.

As autoridades turcas dizem que agora tem a situação totalmente sob controle, mas dizem que ainda há um pequeno número de soldados que apoiou o golpe que ainda estão soltos.

Uma autoridade sênior de segurança informou nesta segunda-feira que as forças de segurança turcas ainda buscavam alguns dos soldados envolvidos na tentativa fracassa de golpe em diversas cidades e áreas rurais, mas não há risco de um novo movimento para tomada de poder.

O comando militar da Turquia sofreu “um duro golpe em termos de organização” devido ao movimento da semana passada, mas ainda está funcionando em coordenação com a agência de inteligência, polícia e governo.

Algumas autoridades militares de altas patentes envolvidas na tentativa de golpe fugiram do país, acrescentou a autoridade.