Cotidiano

Governo dará preferência a mães de filhos com microcefalia no Minha Casa Minha Vida

BRASÍLIA – O governo anunciou na manhã desta quinta-feira que famílias que possuem algum integrante com microcefalia e cuja renda mensal seja de até R$ 1.800, a chamada faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida, terão prioridade no recebimento de unidades habitacionais. Ou seja, não precisarão participar de sorteio e furarão a fila para ter direito a uma casa do programa.

A portaria foi assinada hoje pelo presidente interino Michel Temer, em solenidade no Palácio do Planalto, da qual participaram os ministros responsáveis pela ação – Osmar Terra (Desenvolvimento Social e Agrário), Bruno Araújo (Cidades) e Ricardo Barros (Saúde).

Segundo Temer, os três ministros, que integram o núcleo social do governo, levantaram o número de mães de bebês com microcefalia e identificaram que a maioria é pobre e beneficiária do Bolsa Família. E que dar esse preferência para elas parece um detalhe, mas é algo muito importante.

? Esta assinatura, que dá preferência às mães que têm filhos com microcefalia, a grande maioria é de mães usufrutárias do Bolsa Família. Naturalmente, pessoas pobres. Isso revela que, sobre nós mantermos, incentivarmos os programas sociais, nós vamos ao detalhe, nós vamos ao pormenor. Parece irrelevante, mas é um detalhe importantíssimo você privilegiar aquelas mães que têm filhos portadores da microcefalia ? disse Temer.