Cotidiano

Governo criará site para orientar interessado em sacar saldo do FGTS

INFOCHPDPICT000034250742-484.jpg

BRASÍLIA – A Caixa Econômica Federal deve antecipar um pouco o pagamento dos recursos das contas inativas do FGTS. O início dos saques ? que obedecerão dia e mês de nascimento dos trabalhadores ? pode começar no dia 10 de março. A data inicial era o dia 13 ou 15 de março. O prazo final entrará no segundo semestre, porque será dado uma margem de tolerância para quem não foi buscar o dinheiro. Clientes da Caixa poderão autorizar o crédito em conta, de acordo com o cronograma.

fgts_0702

Na próxima terça-feira, a Caixa divulgará o calendário de pagamento em uma cerimônia no Palácio do Planalto. Durante o evento, será anunciado um site específico, que está sendo finalizado pelo banco, onde os trabalhadores poderão acessar para saber se t ê m direito ao saque, qual o valor e a data do pagamento.

? Queremos facilitar a vida dos trabalhadores. Ninguém precisa ir às agências para saber se tem direito ? disse um técnico envolvido nas negociações.

Dia 10 cairá numa sexta-feira, mas a Caixa tem planos para abrir suas agências nos fins de semana a fim de atender a demanda. A orientação do governo é liberar o dinheiro o mais rápido possível para dar um estimulo à economia da ordem de R$ 42 bilhões.

A medida vai beneficiar trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos sem justa causa. Valerá para os desligamentos ocorridos até 31 de dezembro de 2015. Segundo dados da Caixa, 10,2 milhões de trabalhadores poderão sacar os recursos.

Como usar o FGTS para comprar imóvel e pagar prestações atrasadas da casa própria

O saque das contas inativas já é permitido, mas somente no caso de trabalhadores que ficam fora do mercado formal de de trabalho por um prazo de três anos, a contar do término do contrato de trabalho. No fim do ano passado, o governo abriu uma exceção.

Quem tem recursos investidos na Vale e Petrobras e mudou de emprego também pode ser beneficiado. Neste caso, é preciso solicitar o resgate ao banco onde fez a aplicação.

FGTS: o que muda e como sacar