Cotidiano

Governo brasileiro procura terrorista sírio e foragido do Uruguai

BRASÍLIA – O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, confirmou nesta terça-feira que o governo brasileiro procura o terrorista sírio Jihad Ahmad Deyab, ex-presidiário de Guantánamo e foragido há três semanas do Uruguai. Na semana passada, a Avianca emitiu um comunicado de alerta sobre Deyab.

O terrorista sírio havia sido acolhido no Uruguai como refugiado. Ele serviu em operações terroristas da Al Qaeda na África e foi recrutador na Europa. De acordo com o comunicado de alerta da Avianca, do último dia primeiro com base em informações da divisão de Antiterrorismo da Polícia Federal, a presença de Deyab em solo nacional deve ser comunicada “imediatamente” à PF. A companhia aérea afirma ainda que o procurado, homem de 45 anos, tem dificuldades de locomoção e usa muletas.

Padilha ressaltou que o serviço de inteligência procura não só Jihad Ahmad Deyab, mas também outras pessoas que possam ser ameaça ao país, especialmente agora, a um mês da abertura da Olimpíada.

Padilha também confirmou que o serviço de inteligência do governo está buscando o terrorista sírio Jihad Ahmad Deyab, ex-presidiário de Guantánamo e foragido há três semanas do Uruguai, onde foi acolhido como refugiado. No último dia primeiro, a Avianca emitiu um comunicado de alerta para que a Polícia Federal seja notificada com urgência em caso de localização de Deyab.