Cotidiano

Governo alemão ajudará fazendeiros diante de queda do preço do leite

BERLIM – O governo da Alemanha anunciou que vai fornecer ao menos ? 100 milhões (US$ 112 milhões) para ajuda produtores alemães de leite que tem enfrentado a queda nos preços. O ministro da Agricultura do país Christian Schmidt afirmou nesta segunda-feira que o valor em ajuda direta seria elevado em um montante ainda a ser determinado entre o governo e a Comissão Europeia.

O ministro indicou ainda que também espera colaboração dos estados alemães na ajuda. Segundo o jornal britânico ?Financial Times?, a autoridade afirmou que o pacote de apoio incluiria empréstimos e alívios fiscais.

? Nós todos concordamos que, por um lado, precisamos de melhorias estruturais, mas, por outro, precisamos fornecer assistência aos fazendeiros no curto prazo?, afirmou Schmidt. ?O governo vai fornecer um pacote de ? 100 milhões mais X. Estou em debates com o ministro das Finanças e falarei com estados (alemães) e países europeus para determinar quanto será X.

Fazendeiros na Alemanha, maior produtor de laticínios na União Europeia, afirmam que há uma sobreoferta de leite e sustentam que recebem menos de ? 0,20 por litro, quando precisam de cerca de ? 0,35 por litro para cobrir os custos de produção.

Joachim Rukwied, presidente da Associação Alemã de Fazendeiros, afirmam que o montante proposto pelas autoridades precisa ser ?significantemente elevado?, mas acrescentou que o pacote está na direção certa.

? É preciso ser implementado politicamente o mais rápido possível. A comissão da União Europeia também deve introduzir medidas de apoio futuro o mais rápido possível.