Cotidiano

Governo adia para quarta escolha de líderes no Senado e no Congresso

simone-tebetBRASÍLIA ? Sem um nome com o perfil de Romero Jucá (PMDB), que assumiu o Ministério do Planejamento, o presidente interino Michel Temer definiu que vai anunciar na quarta-feira os líderes do governo no Senado e no Congresso. O nome mais forte para a liderança do Senado é o da senadora Simone Tebet (PMDB-MS) dado o desejo de escolher uma mulher como resposta às críticas de ausência de nomes femininos no primeiro escalão. Para a liderança do Congresso, o nome que está sendo analisado é do senador Roberto Rocha (PSB-MA).

Embora seja novata no Senado, Tebet é considerada uma boa escolha por ministros do Planalto por ter boa oratória e diploma de doutorado em administração pública. A falta de malícia política e traquejo para o jogo bruto de plenário pode ser compensada, diz um ministro, pelo suporte dos demais líderes da base na Casa.

? Não adianta que não vamos encontrar um novo Jucá hoje no Senado. A senadora Simone tem tido uma boa atuação e a falta de experiência pode ser compensada pelos demais líderes que vão lhe dar sustentação ? diz um dos ministros do entorno de Temer.

O nome do senador Waldemir Moka (PMDB-MS), que é amigo próximo de Temer e tem bom trânsito entre parlamentares, também foi ventilado. Entretanto, Moka avisou que prefere ficar ajudando como vice-líder da bancada. O senador atua melhor nos bastidores do que na linha de frente do dia a dia de articulação no plenário. Outro nome sugerido foi o do presidente do DEM, Agripino Maia (RN). Peemedebistas avaliavam como uma forma de reparar o mal estar criado com a não indicação do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) como líder na Câmara. O DEM, no entanto, não quer.

Os senadores que mais se aproximam do perfil de Jucá são Blairo Maggi, que se tornou ministro da Agricultura, e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE). Mas, o socialista criou um mal estar no partido com a forma que negociou a indicação do filho, Fernando Coelho, para o ministério da Integração Nacional. Por isso, seu nome ficou enfraquecido para ocupar uma das lideranças do governo na Casa.